E se, no início do século passado, a Monarquia do Norte tivesse prevalecido? E o conflito com a República a sul perdurasse, cortando relações comerciais dentro do nosso próprio país? Com estas questões contribuí para a enciclopédia colaborativa HYP de História Alternativa (ECAH) da Universidade do Porto… e eis o meu pequeno devaneio em cinco línguas! Devaneio intitulado «Impossibilidade de aquisição de limões do Algarve aumenta o consumo de sopa de couves e nabiças», notícia publicada na Real Gazeta Invicta a 03 de fevereiro de 1919.
Clica AQUI ou na imagem para ler o texto.
Cito a explicação do que é este projeto: “A enciclopédia colaborativa HYP de História Alternativa (ECAH), disponível online e de acesso aberto, convida todos a participarem como coautores de um romance coletivo em mosaico. Dentro do universo ficcional Winepunk (mais informação na cronologia), todos são convidados a escrever e a enviar textos originais de «entradas enciclopédicas», sem limite de submissões, da nano à micro história, na forma de crónica, obituário, notícia ou pura ficção, em qualquer um dos cinco idiomas do projeto HYP: português, inglês, francês, espanhol e galego.
Estas «entradas enciclopédicas» serão alvo de análise curatorial, para garantir o cumprimento das diretrizes de submissão do autor e da estrutura do projeto, e traduzidas em pelo menos um dos outros idiomas do projeto, e publicadas na ECAH, sob licença Creative Commons (mais informação aqui), para divulgação dos autores, o seu trabalho e o projeto HYP, a nível regional, nacional, europeu e global. Além disso, serão cruzadas, através de temas, formando uma verdadeira narrativa coletiva.”
Qualquer pessoa pode contribuir. O projeto ainda terá versão áudio.
Sem comentários.